terça-feira, 1 de junho de 2010

Programas Anti-Plágio

Cada vez mais os professores recorrem a ajuda de programas anti-plágio como meio de assegurar a autenticidade dos trabalhos realizados pelos seus alunos, já que a Internet quase se convida o aluno a efectuar o copy-paste.

No entanto estes programas não são perfeitos, muito menos coerentes.
A verdade é que estudos provam que mais de 70% de trabalhos com indícios de plágio são na realidade acidentais.

Sabendo disso e tendo em conta um trabalho importante decidi testar o trabalho em algum destes programas. Uma pequena pesquisa na google e podemos encontrar logo alguns programas.

Irei analisar neste post 3 dos programas, os que testei.

Mas antes disso, devo informar como funciona a maioria destes programas anti-plágio.
Na maioria dos programas submetes o teu documento a uma pesquisa sobre motores de busca bem como a uma base de dados interna do programa com outros documentos. Ao submeteres o teu documento ao programa estás ao mesmo tempo a submeter o documento a base de dados, por isso convém ter algum cuidado até porque segundo alguma pesquisa que efectuei algumas das companhias destes programas são igualmente companhias que vendem trabalhos... mas continuando...

O primeiro que vou falar é o Plagiarism Detector um programa pago mas que fornece uma versão demo.
A instalação não é complicada, mas o programa não me transmitiu muita confiança. O relatório não é muito acessível e a navegação por vezes confusa. Ao submeter o trabalho, este não me indicou qualquer frase plagiada.

O segundo foi o Viper. Este é um programa gratuito e foi inclusive o primeiro que experimentei. A instalação e interface são muito simples no entanto ao submeter o documento, este leva muito tempo a ser analisado. Para além disso ao submeteres eles ficam com uma cópia do mesmo na base de dados, algo que não é muito seguro. Quando a analise feita, este indicou duas quotações que por acaso se encontravam na Internet e indicou quais os sites onde as podia encontrar.
Como programa não posso dizer que tenha tido dificuldades em o usar e para além disso é gratuito. O lado negativo sem duvida ficar com uma cópia do nosso trabalho na sua base de dados e a falta de contacto no site deles...ainda estou a espera de uma resposta deles a uma pergunta feita.
Acho que fica ao vosso critério usar ou não o programa, mas na minha opinião deveriam evitar a todo o custo.

Finalmente deixo para o final o ultimo programa e desde já o mais importante pois quase de certeza absoluta que deverá ser este que o teu professor deve usar, o Turnitin. Infelizmente este não há maneiras de usares, é um programa que só pagando e ao submeteres o teu trabalho este fica na base de dados interna dos professores o que é muito mau para um estudante que queira analisar o seu trabalho antes de entregar, no entanto a mesma empresa fornece um outro programa, o WriteCheck que na realidade faz o que todos nós estudantes queremos. Ele compara o trabalho com outros trabalhos da base de dados turnitin e da web mas sem o adicionar a base de dados. O único senão é ter que pagar cerca de $4,95 por documento a analisar. Mas de todas os programas que aqui analisei este foi sem dúvidas o melhor pois não requer instalação, é facil de usar e o mais importante não fica com uma cópia do trabalho nos seus servidores. É verdade que se paga quase $5 mas antes pagar este pequeno valor e ter a certeza que não irei perder o ano devido a plágio acidental.

Como conclusão e na minha opinião é preferível não usarem nenhum programa deste tipo a não ser em ultimo recurso para um trabalho que seja muito e se assim o for que usem o WriteCheck por ser o mais profissional.

1 comentário:

Cláudia Martins disse...

Pregou-nos um cagaço lol mais a ti do que a mim lol